O ser humano é diverso em si mesmo e possui diversidade estrutural diante de seus pares. Somos diferentes de todos nossos semelhantes e divergimos também em nós mesmos, daí termos contradições e paradoxos na nossa forma de agir, no nosso comportamento no mundo em que vivemos, dentro e fora de nós!,. Isso inclui nossa diversidade cultural na convivência da sociedade global.
Existem pessoas, homens ou mulheres que, diante de um amor e do seu amor ao outro,abdicam de si mesmos, da sua dignidade, e auto-respeito, aceitam então progressivamente condições sufocantes e mesmo asfixiantes para se adequar ou "segurar" o relacionamento. Isso se torna terrivelmente auto-destruidor, a pessoa aparentemente parece não perceber que está adentrando no mundo obscuro dos extremos e , podendo até, mais tarde, desenvolver sentimentos doentios por aquele que o (a) subjuga, e a quem ele(a)se deixa dominar.
Isso se torna uma espécie de um "Passo a Passo" para uma espécie de aniquilamento e subversão dos valores que, cada um, possui, dentro do que podemos chamar de Escala de Valôres e Princípios que norteiam a vida do individuo.
Na minha experiência clínica, tenho tratado pessoas, homens e mulheres que estão adentrando nesse quadro de desapropriação do seu Eu, da sua auto-dignidade, e ainda que percebam esse processo avassalador, não conseguem ter forças para detê-lo!. A psicoterapia então caminha, a passos lentos, na retomada e reconstrução desse Eu desmontado!. Mas, o momento crítico desse caminhar ocorre quando a pessoa se reconhece e, dependendo de suas características, como personalidade, história e ambiente familiar, etc, se vê num impasse íntimo de ter que se desapegar da estrutura doentia que o "alimenta" vigorosamente!.
E isso dói terrivelmente!, e algumas dessas pessoas, tem extrema dificuldade de delinearem mentalmente essa mudança, que os levará de volta para si mesmos, para sua dignidade e amor-próprio que estão sublimados em função do processo doentio e da subversão dominadora dos valores humanos, que fazem parte da estrutura saudável da personalidade humana.
Estou reunindo essas experiências na clínica psicológica, para, até o final do ano lançar meu livro sobre essa temática, que está inserida nesses processos sentimentais doentios.
Espero poder contribuir nos recortes das falas de mulheres e homens adoecidos, que nos trazem o mapa dessa dolorosa caminhada ao resgate do seu eu desmontado/desconstruido!.. Isso pode levar muito tempo, mas tenho resultados de processos psicoterápicos em que houve uma verdadeira explosão no reconhecimento do aniquilamento do Eu adoecido,daí, o retorno a si mesmo(a) se dá numa forma de renascimento do ser, como se realmente recomeçasse uma nova vida, com a retomada, exatamente onde tudo parou ou estagnou!.
Viver, sofrer e aprender as lições que os relacionamentos humanos nos dão, é algo essencialmente necessário para o processo de valorização de tudo que compõe o Eu de cada um.
Quando percebemos que ao valorizarmos nossas qualidades, e até defeitos(por que não?), nossas conquistas e até derrotas(elas nos ensinam muito!), estamos nos AMANDO, podemos realmente e definitivamente CONQUISTAR outros Amôres, e até o mundo, especialmente o Nosso Mundo, com tudo aquilo que nos faz feliz: familia, filhos, trabalho, etc..., ACEITANDO o outro com tudo que o compõe!
O processo da caminhada para reconstrução do nosso Eu adoecido, é algo dolorosamente comovente: valorizar cada dor, cada sorriso, é algo que nos faz reaprender a nos AMAR, de uma forma que é especialmente única para cada um!., Mas, no final de tudo, VAI VALER A PENA, ter sofrido, e reaprendido, o que se torna algo recorrente.
Somos seres ESPECIAIS, Seres Humanos, dotados de racionalidade,e de sentimentos, choramos, mas sorrimos, sofremos, fazemos sofrer, mas temos a capacidade de experienciar a FELICIDADE,e de fazer outrens felizes!.
A VIDA, COM TUDO QUE EXISTE NELA, É UM MILAGRE!, QUE TEM QUE SER VIVENCIADO A CADA DIA,A CADA SOL NASCENTE EM CADA MANHÃ DE NOSSA VIDA! Porisso tudo, "Não tenha medo de assumir as Rédeas de sua vida!., Tome posse do milagre que é ser você mesmo,e acordar vivo a cada manhã!.
TOME POSSE DE SI MESMO E TOME AS RÉDEAS DA SUA FELICIDADE DE CADA DIA!
Norma Bittencourt
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é Muito Importante para Mim!