Estou muito feliz pela sua visita, seja bem-vindo(a),volte sempre!

sábado, 28 de agosto de 2010

O TEMPO MUDOU..ESTÁ MUDANDO...OU FOMOS NÓS QUE MUDAMOS!?


Faz tempo.. muito tempo.. que escutamos a frase "os tempos mudaram"... nada é mais...como antigamente..".. e outras tantas similares...E aí, nos vem à mente os questionamentos..que se apresentam as vezes em discussões acaloradas: O que realmente mudou..fomos nós ou o tempo? O tempo muda..envelhece..ou somos nós que crescemos..envelhecemos.. e vamos mudando...mudando o tempo?
Essa questão é terrivelmente polêmica...dificil.. e até mesmo a ciência do comportamento...assim como a ciência bio-médica, enfim.. os estudos fidedignos que nos tem revelado resultados de exaustivas pesquisas.. me parece que não estabeleceram ainda uma conclusão definitiva sobre essa temática...
O que podemos realmente afirmar é que, as revoluções que aconteceram na vida do ser humano "universal"..,que possui uma essência que é única, inconfundivel... causaram impactos...explosões..que fizeram alguns terriveis estragos..ou ainda.. mudanças...Isso tudo visto num contexto real, nos remete à avanços..
Tais avanços aconteceram..muitos deles, na área da tecnologia, e tudo que o homem pôde fazer, com a inteligência herdada, que chamamos de "talento" foi sobrepondo-se, e somando-se à acertos, desacertos...
A busca incessante por mais prazer, mais tecnologia, deu asas à imaginação e atravessou mares, terras, nessas muitas décadas da nossa existência no planeta-terra. O ser "humano" existente dentro de cada um de nós, sobreviveu e "sobrevive"...ou vive? diante de tudo, e..apesar de tudo!. O que vemos, diante de tantos crimes sinistros, hediondos, ultimamente, intensamente contra mulheres.. podem nos oferecer subsidios para um questionamento básico e necessário:
O que mudou, está mudando.. que nunca acontecera antes? nos cabe aqui afirmar, que crimes "bárbaros" sempre existiram.. aqueles em que as mulheres foram vítimas fatais, em histórias de amores fracassados, ou ainda o que era força de expressão, em relatos dos autores das tragédias, tal como " matei por amor".. ou por desamor!?Obviamente sempre existiram também crimes cometidos por seres "humanos"..(ou desumanos?) que foram praticados contra homens... por mulheres...
Sempre haverá pessoas e ou estudiosos das inter-relações humanas, que a partir de "olhares" dos fatos públicos de acontecimentos como crimes,etc.. estabelecerão paramêtros, que subsidiarão teses, que remetem à linhas de pensamento sobre as nuances da alma e comportamento humanos. O que nos fica como, "a prori".., já que não podemos fechar questões que dão conta de comportamentos que surgem no decorrer do tempo, na caminhada universal humana é que:
O tempo estabelece impactos sobre as pessoas, algo como, influências sobre o organismo, personalidade, expressões, posturas, enfim, em geral sobre o comportamento..,
Ele pode efetuar mudanças significantes nas pessoas, mas as pessoas, em contrapartida, também mudam o "tempo", na medida em que vemos o que podemos chamar de "modernidades", como, por exemplo, no caso da "proibição do ato de fumar em público", e outras como a revolução sexual que vem acontecendo de forma mais intensa, a vários séculos, além da globalização possibilitada pela rede "fantástica"de comunicação que é a Internet.
A Internet nos permitiu em tempo instantãneo, poder concretizar algo que era um "sonho" idealizado a décadas atrás, considerado impossivel, que era falar e ver ao "vivo" e a "côres", as pessoas do mundo todo, em tempo real, enfim...falar com qualquer um, com um simples toque num teclado "real". Daí, o surgimento de inovações, hoje já nem tanto "inusitadas", como o "amor virtual", além de outra variante, como o "sexo virtual".
E aqui cabe a pergunta "para onde estamos indo, aonde e como chegaremos"?
O que nos parece uma explicação recorrente nisso tudo, é que a busca constante humana, para desvendar os caminhos internos do "ser", sempre estará presente, de forma incessante e fundamentalmente, surgirá nos conflitos, "porquês" e "para quês" humanos!.
O homem tem nessa busca, direcionado suas indagações mais significantes para o eterno conflito vida-morte, que permeia a existencia humana, crucialmente!..Esse dilema encontra algum equacionamento, diante das crenças humanas, que nos leva à Deus. Isso tem possibilitado, o encontro existencial do homem consigo mesmo. A busca dessas respostas, aliada à princípios alicerçados na Religião, que é até certo ponto, de "livre escolha" para todos, nos leva a posturas, que caminham para algum "alivio" ou ainda amenização dos conflitos, sofrimentos ou ainda intermediação de "déficits" quando alguns buscam cura para doenças, ou patologias físicas ou mentais.
O encontro da Criatura X Criador é visceral, de fôro íntimo e, poderá acontecer "subjetivamente". Já sabemos hoje, e a Ciência tem reafirmado isso, como resultado de intensas pesquisas, que existe realmente um "espaço" no cérebro humano que abriga esse elo espiritual com o Criador. Daí, a crença de que fomos moldados cerebralmente nessa conexão espiritual encontrar "eco" na citação de que fomos criados à "semelhança de Deus". Obviamente, isso integrará ou não as crenças pessoais de cada um. Acreditamos que essa mediação para o conflito humano, diante do vazio existencial, tem encontrado vazão, diante do relacionamento com essa "instância espiritual".
Ainda que não aceitemos ou acreditemos nisso, certamente em múltiplos/constantes momentos, todos esses questionamentos, príncipios e ou dogmas surgirão no rol das questões existenciais, que sempre povoam os pensamentos e sentimentos humanos!
O que pudemos observar nas metaformorfoses marcantes e revolucionárias, que aconteceram no mundo, é que, numa análise da história das civilizações, toda e qualquer mudança, seja ela comportamental, tecnológica, sexual, política,etc., nos traz como traço significante, a extrema necessidade do ser humano, buscar identidade, nas suas vivências, que remetem à contextos de mudanças ou inovações, de forma ativa ou passiva, ainda que intensa e intrinsecamente nas ações, causas e ou efeitos delas, a nível interno ou externo.
As mudanças sempre acontecerão, instantaneamente ou ainda, passo a passo, como nos casos das grandes revoluções, sexual, tecnológica..etc.. e sempre serão algo visceralmente necessário, no contexto humano, já que sempre aconteceram, estão acontecendo e acontecerão, para, fundamentalmente dar sentido ao desenvolvimento de forma geral da espécie humana, e especialmente dar sentido à vida humana.
Os "atos humanos", que se revelam nos "movimentos internos", que podem modificar nossa vida, de forma dinâmica, acontecem num olhar, gesto e expressão.. Enquanto houver a possibilidade da existência da vida, que estão sendo geradas, independente de quaisquer tragédias ou atos "desumanos"..., no planeta terra.. em cada milésimo de segundo.. temos o surgimento, a "gênese" de muitos... incontáveis atos repetidos incessantemente que irão gerar inúmeras vidas!. Daí, a cada dia, teremos a consolidação da possibilidade fundada na imensa criatividade humana, que nos faz ter o privilégio de viver, amar, recriar e ter a capacidade inata da resiliência para, entre outras coisas, suportar intempéries...

Ainda que tenhamos a crucial convivência do BEM E do MAL, que sempre permeiará o livre arbítrio, o homem, a priori, seria capaz de distinguir, no limite da normalidade possivel, o que lhe é danoso e que pode ceifar o bem mais precioso, além da auto-dignidade, que lhe foi dado pelo CRIADOR da vida, que consiste na própria Vida!. TEMOS QUE FAZER VALER ISSO, VIVENDO, APRENDENDO OU AINDA REAPRENDENDO!!.. Viver é significar e ou resignificar a cada momento, em cada etapa vivida, ganhos, perdas, amores, desamores e tudo o mais que nos acontece...dia-a-dia.. no passo a passo da existência humana!
Podemos mudar o nosso "tempo" interior, e fazer acontecer as mudanças, que nos torne um ser humano melhor!!..., mudando o "tempo" das nossas vidas, iremos transformar as situações que nos ferem, e dessa forma...mudaremos o nosso horizonte, e consequentemente das pessoas à nossa volta...
Tentar sempre será uma escolha inteligente..somente assim, poderemos conseguir.. RECRIAR NOSSA HISTÓRIA E..AS HISTÓRIAS DE OUTRENS...tentando modificar nossas realidades, diante de esforços verdadeiros e intensos, será um passo fundamental, e tudo que virá...do que tentarmos.. sempre será um potencial caminho, para conseguir tudo que queremos e acreditamos nos ser importante na vida!!
Norma Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é Muito Importante para Mim!