Esta palavra vem do grego HOLOS que significa "inteiro" ou "Todo" e refere-se à concepção do Homem, dos outros organismos e cada realidade fenomênica como entidades distintas, completas e, contudo, estreitamente interconectadas.
A Ecologia é uma ciência holística,porque afirma qualquer espécie de vida,todos os viventes, como interdependentes e existindo dentro de uma rede de relações extremamente complexas. Esta ciência deriva das preocupações como meio ambiente,que adquirem suprema importância na contemporaneidade.
Quanto à Espiritualidade, pode ser entendida como Fritjof Capra, como o modo de consciência no qual o indivíduo tem uma sensação de pertinência, de conexidade, com os demais seres e com o cosmos como um todo, o que torna claro que a percepção ecológica é espiritual na sua essência mais profunda *.
Assim o Holismo, a Ecologia e a Espiritualidade comungam a mesma episteme, a mesma visão de mundo, ou seja, que todas as realidades estão em interação estreita, imersas numa unidade cada vez mais integrada e numa interdependência com alto grau de complexidade.
Este pensamento integrador encontra-se na raiz da Abordagem Gestáltica, manifestando-se na sua teoria, na sua prática clínica, mas fundamentalmente, no seu entendimento do sentido do humano.
Marisete Malaguth Mendonça
* Fritjof Capra, A Teia da vida, 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é Muito Importante para Mim!