Estudo revelou que crianças que tem aulas de piano são alfabetizadas com mais facilidade
Como vários estudos já demonstraram, o aprendizado musical pode melhorar o desempenho em diversas tarefas cognitivas,principalmente nas crianças.
Uma pesquisa publicada na revista Psichology of Music mostra que isso também é verdade no caso da habilidade de leitura. Psicólogos da Universidade de Long Island, em Nova York, investigaram o papel do ensino formal de música para 46 alunos entre 6 e 7 anos, comparando-os com 57 crianças da mesma idade e nível sócioeconômico que estudavam em escolas que não ofereciam essa disciplina.
No primeiro grupo, todos os participantes tiveram aulas teóricas e práticas (em piano) durante um ano letivo. Os pesquisadores realizaram testes, antes e depois, para avaliar o desempenho de leitura em ambos os grupos.
Os resultados mostraram que as crianças submetidas ao ensino musical tinham adquirido mais vocabulário e eram mais hábeis na interpretação de sequencias verbais complexas do que as do grupo-controle. Os autores não investigaram alterações funcionais no cérebro dos alunos, mas acreditam que a música facilite o processamento de informações espaciais e temporais em algumas áreas cognitivas, como sugerem investigações anteriores.
Fonte: revista Mente & Cérebro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é Muito Importante para Mim!