Estou muito feliz pela sua visita, seja bem-vindo(a),volte sempre!

domingo, 9 de outubro de 2011

Amor que faz mal e pode adoecer - Armadilhas do coração que podem ser evitadas!

Existem pessoas que são frustadas e infelizes, e que isso parece lhes motivar, de alguma forma "disforme", a fazer outros também infelizes, pela inter-convivência, vivem então buscando amôres,pessoas,conveniências. Daí, as situações em que se envolvem são de alguma forma planejadas, a partir de seus interêsses e conveniências.

Não desistem do seu ofício de tornar a sua e a existência de outrem infelizes, numa sequência de amôres meteóricos...insensatos, com tempo preciso para serem descartados, quando então descobrem novos "achados"...e o trágico detalhe é que alguns(as) daqueles(as) (que se deixam ou não conseguem se desvencilhar da "rede" ou "laço"?) envolvidos (as) que são "fisgados" diante de tão eloquente discurso, regado à poesia e palavras de efeitos..,somente acordam quando já foram sugados no máximo, em seus sentimentos ou até mesmo suas finanças!

As pessoas que tiveram a "fraqueza e ou carência, boa-fé, generosidade,de acreditar em tal armadilha, encontram respostas, às vezes, depois de um longo tempo de sofrimento, e adoecimento, como depressão, T. do Pânico, Tept, etc..Os psicólogos conhecem bem essa patologia que envolve mau-caráter, e artimanhas de homens e ou mulheres que não conseguem amar com dignidade, ética e de forma normal, assim como nem conseguem encontrar seu objeto de amor de forma saudável, porque sua doença não lhes faz amar de verdade uma pessoa de forma a ser e fazer alguém feliz.

Daí, acontecem uma sucessão de amôres equivocados, imersos em interesses momentâneos, com sutilezas e atitudes planejadas. Esses indivíduos são também perfeitos no ato de conquistar sua "presa", que, infelizmente geralmente é "presa fácil".

Seus métodos são sempre os mesmos, dirigidos àqueles que possam preencher seus vazios existenciais e ou suas necessidades múltiplas, que podem ser até, financeiras,e pobre daqueles(as) que caírem nessa terrivel armadilha, porque, por bondade e "pena" do(a) falso (a) coitado(a), acabam esvaziando seus bôlsos, abalando suas finanças, e diminuindo, com quem nunca lhes irá somar, inclusive afeto verdadeiro!.
Muitas dessas vítimas frequentam consultórios de psicólogos, divãs de psicanalistas, na tentativa desesperada de se reestruturar ou se curar dos efeitos do golpe sofrido. E considerem-se com sorte e abençoados aqueles(as) que não sofrem lesões corporais e em alguns casos,até perdem sua vida, após nada mais terem a doar, ou num momento de surto ou impulso incontrolável, dessa pessoa com quem se envolvem.
Infelizmente a fantástica rede mundial de comunicação, que é a Internet, oferece, além dos benefícios conhecidos, também a terrivel possibilidade de que indivíduos mal-intencionados possam selecionar suas vítimas e, assim executar seus planos macabros. A questão é que se possa estabelecer até onde possa se delimitar a existência de patologias, que tem início após traumas amorosos, por perdas, traições, etc..
Que as pessoas possam estar alertas à sinais tais como declarações após pouco tempo de relacionamento, especificamente virtual, de pessoas que dizem "você é a mulher da minha vida"..."não vivo mais sem você"..etc..É óbvio que existem casos de relacionamentos que começaram num simples toque de dedos num teclado.., e que são fundamentados em afetos e sentimentos verdadeiros de pessoas que realmente estão bem-intencionadas, que, ainda que tenham sofrido decepções, traições, etc..querem encontrar outro amor, e ser felizes. A questão são os diferenciais que um bom-caráter e mente saudável tornam evidente quem é quem!.

Daí, o diferencial, além das intenções sinceras, será o caráter e a não-existência de desvios, ou ainda vivaldices de quem quer ter vantagens e ou lucros financeiros, ou qualquer outro benefício malicioso..

Estabelecer essas diferenças e ter sempre o "pé no chão", nas atitudes e buscar sensatez e até bons conselhos de bons e sinceros amigos, pode também ajudar na identificação de "golpistas", prontos a aplicar golpes em pessoas generosas, e carentes. E aí se incluem mulheres e ou homens de quaisquer níveis de instrução, faixa etária,etnia,nacionalidade, etc..

Amor verdadeiro é sentimento altruísta, sem quisquer interêsse senão o de fazer feliz a pessoa amada, e assim, ser também feliz!. Nesse contexto, não podem existir mentiras, falsidades e palavras de efeitos, para conquistar apenas, obter quaisquer tipo de lucro e depois "cair fora", abandonando sua vítima, e rapidamente iniciando nova conquista e ou golpe.

O diferencial num relacionamento benéfico e saudável, ainda que se inicie virtualmente, sempre será o perfil e caráter das pessoas envolvidas nessa relação, que, ainda que não se concretize em amor para toda vida, certamente resultará numa amizade sincera, que ficará no coração de ambos. Isso é realmente algo que acontece quando as pessoas não visam ou buscam satisfazer tão somente suas necessidades, quer financeiras ou de outra ordem.

Analisar e questionar os verdadeiros sentimentos, e desconfiar de amôres meteóricos, além de tentar pesquisar o verdadeiro passado dele (a), e as razões de sucessivos fracassos amorosos, é algo que pode evitar decepções, traumas, e até mesmo tragédias, em que as perdas incluem a exclusão da vida, nosso maior bem. Desconfiar e questionar sempre de atitudes misteriosas e até sinistras,esquizóides, também ajudam a descobrir e identificar prováveis golpistas ou aqueles mau-caráteres, prontos a atacar e aplicar mais um golpe, extraindo vantagens, e seduzindo com palavras, atitudes planejadas, que visam benefícios e satisfazer o ego narcisista daquele(a) que possui um desejo insaciável, e às vezes uma terrível e doentia dificuldade de fixar seu objeto de amor em uma pessoa específica, já que amam muitas vezes, e substituem com muita facilidade uma pessoa por outra, sem culpas ou pêso na consciência.

Essas medidas, tais como desconfiar de pedidos de ajudas financeiras, tais como empréstimos de pequenas ou grandes quantias, quando o tempo em que se conhecem, virtual ou pessoalmente é mínimo, para que possa confiar e conhecer quem é a pessoa com quem está se relacionando, podem evitar aborrecimentos e perdas, que ultrapassam as materiais.

Às vezes a benevolência, especialmente daqueles(as) que se doam de "corpo e alma", não encontra eco no outro, que não tem boas intenções e nem valoriza esses atributos, até porque não possui bom-caráter, e "só quer se dar bem na vida", à custa de ganhos e golpes e conquistas vazias de afeto e amor verdadeiro e altruísta.

Refletir e observar gestos, palavras e atitudes suspeitas, podem evitar muitos danos e sempre será uma atitude sensata, para afastar prováveis "espertos de plantão", além de decepções traumatizantes, e até mesmo, a perda do bem mais caro que temos que é nossa dignidade e a preservação da vida, que é um direito inegociável de todos!


Norma Bittencourt

Um comentário:

  1. Maravilhoso seu comentário. Por mais que tenhamos estudo, é fácil cair nas presas se não tomarmos cuidado

    ResponderExcluir

Seu Comentário é Muito Importante para Mim!